A importância da família na vida escolar

30/08/2018

 

A partir do momento em que a criança passa a frequentar a escola, seu tempo é dividido entre a mesma e o tempo que passa em casa com a família. Os aprendizados que recebe em casa, o pequeno leva até a escola e vice-versa. Por isso, é muito importante que os pais estejam presentes acompanhando o desenvolvimento de seus filhos durante os anos de estudo. A participação deles na vida escolar de seus filhos é indispensável para que a experiência dos pequenos seja a mais prazerosa e produtiva possível. Confira algumas dicas que preparamos para que esta seja uma realidade na vida de seu filho.

1 – Nesta fase de adaptação, seja o maior apoiador de seus filhos

Aqueles que estão indo à escola pela primeira vez, encontram nela um mundo totalmente novo onde entrarão em contato com outras crianças de sua idade, mas também com adultos que não pertencem à sua família. Isso pode ser divertido para muitos, mas assustador ao mesmo tempo. O apoio e a companhia dos pais neste processo de adaptação é imprescindível para que a criança saiba que a escola é um bom lugar onde vai adquirir novos conhecimentos e experiências de vida. Além de ser um lugar prazeroso e agradável que vai lhe ajudar a colocar em prática valores como o respeito e a solidariedade. Vale lembrar que estes valores não devem ser deixados apenas para a escola, mas os pais, no lar, devem desde os primeiros anos ensiná-los acerca dos mesmos.

2 – Acompanhe seus filhos dentro da escola

Há muitos que ainda pensam que ir à escola de seu filho está associado a problemas. Este pensamento deve ser deixado de lado, pois é muito importante que os pais estejam presentes com seus filhos em todos os momentos da vida escolar. Acompanhar o que a criança está aprendendo e fazendo na escola, ajudar com os deveres de casa e estar presente em ocasiões especiais como eventos que a escola promove, faz com que a criança se sinta amada e valorizada pelos pais. Mesmo os alunos que já estão na fase de pré-adolescência ou já na adolescência sentem esse carinho e, por mais que alguns demonstrem não se sentirem à vontade com a presença dos pais em todos os momentos, no fundo, o sentimento de valorização e amor é o mesmo.

3 – Ajude-os com as dificuldades que encontrarem ao longo do caminho

Na escola, o aluno vai se deparar com disciplinas diversas e, como o esperado, terá mais facilidades com algumas do que com outras, assim, é essencial que os pais auxiliem seus filhos nesses desafios. Incentivá-los a resolver os problemas que encontram nos deveres, promover o senso de responsabilidade nos filhos para que estejam em dia com as lições de casa, trabalhos e provas propostos pelo professor também é algo essencial para o desenvolvimento dos mesmos.

4 – Comunique-se com seus filhos

Pais que estão presentes na vida escolar de seus filhos sabem identificar quando algo não está ocorrendo da forma que deveria. Essa relação entre pai e filho com relação à escola evita que os mesmos só fiquem sabendo de algum problema após este tomar proporções enormes e faz com que os mesmos sejam evitados ou resolvidos já em seu início. Portanto, busque sempre conversar com seus filhos sobre as experiências que tem obtido na escola e seja sábio para aconselhá-lo a resolver os seus problemas.

Escola e família têm, como objetivo principal, educar e preparar os alunos para os desafios da vida e a convivência em sociedade. Essa parceria é importantíssima para que se tornem bons cidadãos. Nem sempre é fácil passar pelos anos de escola, por isso, não deixe de acompanhar o(s) seu(s) filho(s) durante essa caminhada e incentivá-los a crescerem a cada dia com as novas experiências adquiridas dentro do ambiente escolar.