Descubra quais são os principais critérios que os pais analisam na hora de escolher uma escola para seu filho!

17/09/2018

Quando chega a idade da criança ir para a escola, muitos pais já começam a ficar preocupados, afinal, seus filhos passarão boa parte do seu dia dentro do ambiente escolar, aprendendo sobre os mais variados assuntos e se preparando para serem bons cidadãos na sociedade. Por esses e outros motivos é importantíssimo que os pais façam uma boa escolha sobre onde matricular os seus filhos. Existem vários critérios essenciais que devem ser analisados antes de fazer esta escolha. Continue a leitura e descubra quais são os principais critérios que os pais analisam antes de escolher uma escola para os seus filhos.

1 – Infraestrutura da Escola

O espaço físico da escola não é a única coisa que se encaixa dentro dessa categoria. Os pais buscam um ambiente seguro, salas de aula confortáveis e preparadas com os equipamentos necessários, laboratórios, bibliotecas, salas de multimídia, quadras, mas também têm procurado escolas que contam com um espaço virtual onde professores, pais e alunos podem se comunicar e estar por dentro de todas as informações necessárias do cotidiano letivo (como datas de provas e entregas de trabalho, reuniões de pais, entre outros.). Quanto ao ambiente físico, também traz pontos positivos para os pais lugares como playgrounds e espaços para as crianças brincarem e socializarem, além de salas de leitura e outros.

2 – Localização, mensalidades e horários da escola

Questões práticas como a localização da escola, os valores de mensalidade e horários de chegada e saída também são importantes no processo de escolha da escola ideal. Os pais desejam ter a certeza de que seus filhos estarão em um ambiente seguro, em uma localização acessível e que seu investimento valerá a pena de acordo com tudo o que a escola oferece.

3 - Reputação da Instituição de Ensino

A imagem da escola diz muito sobre ela. Frequentemente, os pais buscam saber a respeito da reputação da escola analisada. Um bom conceito da sociedade acerca da instituição influencia e muito na hora da escolha. Os valores que a escola possui e que passa aos alunos, as atividades que desempenha e a opinião pública a respeito dela são pontos cruciais a serem considerados.

4 – Qualificação dos docentes

Outro ponto que tem uma grande influência na escolha dos pais é a qualificação dos professores que atuam na instituição. Profissionais com uma boa qualificação e que procuram se desenvolver cada vez mais, têm a possibilidade de melhorarem suas estratégias de ensino e sua didática, fazendo com que o aprendizado dos alunos seja mais eficiente. Isso torna-se um ponto positivo para a escola na hora dos pais tomarem a sua decisão.

Além desses pontos, é importante ressaltar que, independentemente da idade do aluno, a opinião dele é muito relevante, afinal, é ele quem vai passar a maior parte do seu tempo naquele ambiente. Os pais sabem o que é melhor para os seus filhos, mas os mesmos também precisam ser consultados, assim, os pequenos sentirão que sua opinião também é importante e se sentirão valorizados e estarão desenvolvendo, desde cedo, a habilidade de escolha. Nesta hora, trabalho em conjunto é fundamental.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas!