5 alimentos que são benéficos para seu filho

03/09/2018

Você sabia que a dificuldade no aprendizado de seu filho pode estar intimamente associada com os alimentos que ele consome? Uma alimentação saudável é de extrema importância em todas as áreas da vida, especialmente na infância e adolescência, já que auxiliam no desenvolvimento da criança e do adolescente. Existem vários alimentos que contribuem para uma maior concentração da parte do indivíduo e ajudam o cérebro a trabalhar com um desempenho muito melhor. Continue a leitura deste artigo e confira as dicas de alimentos que separamos para você!

1 – Banana

Frutas, em geral, são recomendadas para a dieta de qualquer pessoa, já que nutrem o corpo e fornecem diversas vitaminas para o mesmo. Porém, a banana, em particular, proporciona um grupo de vitaminas e minerais muito interessantes como, por exemplo, o potássio. Este mineral oferece diversos benefícios para o corpo. Bons níveis de potássio auxiliam à memória e o aprendizado de quem o consome. Por isso, uma ótima dica de fruta para o lanche das crianças com certeza é a banana!

2 – Aveia

A aveia contém uma grande quantidade de vitamina E e vitaminas do complexo B, ambos são nutrientes muito importantes para o cérebro e para o processo de aquisição de conhecimento. Além disso, é uma ótima fonte de proteína e contém uma alta concentração de potássio e zinco, que também auxiliam na melhora da concentração. Uma opção é juntar a dica anterior com essa, fazendo uma deliciosa combinação de banana com aveia. Geralmente, as crianças amam!

3 – Manteiga de amendoim

O magnésio, assim como o zinco, é um dos nutrientes chaves para o aumento da concentração e pode ser encontrado no amendoim. Você pode fazer uso do próprio amendoim na refeição da criança ou utilizar a manteiga de amendoim em um saboroso lanche. Dê preferência a pães integrais, pois os cereais e as massas integrais proporcionam carboidratos que o organismo transformará em glicose para o melhor funcionamento do cérebro, além de aminoácidos importantes que, juntamente com a vitamina B6, se transformarão em serotonina proporcionando uma sensação de relaxamento e bem estar e auxiliando no controle do estresse. Esse controle é essencial para que a criança consiga prestar atenção no que está sendo ensinado e possa ter uma boa aprendizagem.

4 – Ovos

Outra opção de lanche são os ovos, já que possuem muitos nutrientes essenciais que devem estar presentes numa dieta correta. Eles são uma excelente fonte de energia e contém aminoácidos importantíssimos para o bom funcionamento do metabolismo. Não é à toa que são chamados de superalimento!

5 - Vegetais verde escuro

O consumo destes alimentos são recomendados por sua grande quantidade de zinco e ferro, ambos essenciais para o combate à falta de atenção. Em geral, as crianças não gostam muito destes alimentos, porém é importante incentivar o seu consumo desde cedo por conta dos benefícios que proporcionam ao corpo e à saúde. Para fazê-los consumir esse tipo de alimento que eles não acham tão atrativos, diga o quão importantes são para a saúde mas solte a criatividade também! Por exemplo, faça um suco de talo de couve com abacaxi e batize-o com o nome de algum personagem que seu filho mais gosta. O importante nesta hora é usar a criatividade e convencê-los ao consumo do que faz bem.

Vale lembrar que, além destes e de outros alimentos essenciais para uma dieta saudável e que vão ajudar o seu filho no desenvolvimento e aprendizado escolar, é essencial o consumo de água. Manter seu filho hidratado também auxilia - e muito - na compreensão do mesmo quanto aos assuntos que for aprender em sala de aula.

Gostou das dicas? Coloque em prática e compartilhe com seus amigos que também são pais!